Reservado Acesso Reservado

Emissão Online de Guias de Contribuições

SINAEES -SP debate relações do trabalho, prevenção e plano de contingência

29.05.15

Em 28 de maio, o Grupo de Relações Trabalhistas e Sindicais (GRTS) do Sinaees-SP recebeu em sua reunião o especialista em Recursos Humanos, José Carlos Rodrigues, para um debate sobre as negociações coletivas, plano de contingência e risco de greve.

Durante sua apresentação, Rodrigues destacou que antes de se pensar sobre um plano de contingência, as empresas precisam estar cientes do seu passivo trabalhista. “90% das empresas que fecham são por um passivo trabalhista alto”, disse. Segundo ele, o gestor de pessoas da empresa deve ter um plano de manutenção preventiva em mente e que tem de acontecer com a empresa funcionando, com a fábrica rodando, da mesma forma deve ocorrer com o processo negocial.

O especialista apresentou uma sugestão de como organizar um plano de contingência eficiente formado por um time de Recursos Humanos/Relações Trabalhistas. De acordo com ele, o objetivo deste plano é analisar problemas e sugestões de melhoria contínua com calendário anual, eleição da CIPA, PLR e coordenação das negociações internas e externas. “Não existe uma fórmula pronta, o processo deve ser constante, nada é definitivo”, enfatizou.

José Carlos salientou a importância do apoio do presidente para equalizar a relação termômetro com demais diretores e gerentes para formação da comissão de negociações da empresa. “Com apoio dos gerentes é necessário fazer uma avaliação com supervisores e líderes, ou seja, ouvir sempre”, falou. Segundo ele, a partir destas avaliações internas deverá se constituído o grupo que vai estabelecer o caminho para empresa seguir na relação capital x trabalho.

A reunião foi coordenada por André Saraiva, que assumiu a vice-presidência do SINAEES-SP, na nova diretoria eleita para o quadriênio 2015-2018.Ele falou sobre as novidades da nova gestão e ressaltou que as associadas podem continuar confiando no trabalho que está sendo implementado.